6º Ano

REVISÃO ESCRITA PARA OS TESTES MULTIDISCIPLINARES DO 3º BIMESTRE



Sobre Parmênides
Onde e quando nasceu o filósofo Parmênides? Na Grécia, aproximadamente 540-480 a.C.

O que Parmênides pensou? Este filósofo acreditava que tudo o que existe, sempre existiu. Para ele, era evidente que tudo o que há no mundo, existiu desde sempre, ou seja, do nada, nada pode nascer (as coisas que existem não vieram do nada).

Refletindo sobre o surgimento dos seres/coisas, Parmênides também pensou sobre as mudanças destes. Para o filósofo, qual é a verdadeira transformação dos seres? Um ser só se transforma naquilo que ele já é, uma vez que nada verdadeiramente muda.

Parmênides acreditava que, como filósofo, ele tinha uma missão. Qual era ela? Abandonar toda forma de ilusão provocada pelos sentidos.

O que motivou Parmênides a abandonar toda forma de ilusão provocada pelos sentidos? Para ele, os seus sentidos não registravam o mundo da mesma forma que a razão lhe dizia. Quando foi obrigado a decidir se devia confiar nos sentidos ou na razão, decidiu-se pela razão.




Pessoal, conforme combinamos na nossa revisão em sala, segue material escrito para facilitar os estudos de vocês. Caso ainda apareçam dúvidas lembrem que estou sempre à disposição. Abraço, e força!


REVISÃO - 6º ANO

Sobre o Olhar
Qual a diferença entre o olho e o olhar? O olho é um órgão responsável pela visão dos animais, que permite detectar luz e transformar essa percepção em impulsos elétricos. O olhar é um sentido, que permite ver as coisas com os olhos e com a mente.

O olhar lida com dois grandes grupos de coisas. Quais são esses grupos? Coisas externas e coisas internas.

Como se dá esse olhar? Nosso olhar, como é um sentindo, pode sofrer influência de nossos interesses, do tempo, do nosso humor e de nossas experiências. Além disso, como nos permite ver as coisas com os olhos e com a mente, nós humanos podemos ver as coisas fora de nós (externamente) e dentro de nós, isto é, em nossa mente, em nossos pensamentos e memórias (internamente).

Só existe um tipo de olhar? Não, existem diversos tipos de olhar. Por exemplo, um olhar particular é aquele que a pessoa considera apenas os aspectos que envolvem sua própria história, seus próprios pensamentos e suas próprias experiências, sem jamais considerar outras possibilidades. Contrapondo-se a esse tipo de olhar, há o olhar filosófico, que considera os diversos aspectos, as diferenças e as igualdades apresentadas pelas coisas na realidade.

O que é olhar externo? São produtos de nossa percepção da realidade, através de nosso sentido da visão.

O que é olhar interno? Surgem dentro de nós e expandem-se para fora, interferindo na maneira como vemos a realidade.

E que tipo de olhar é o olhar filosófico? Universal.

Há três elementos fundamentais que nos ajudam na construção do olhar filosófico. Como podemos começar a treinar nosso olhar para que ele seja um olhar filosófico? Razões universais, pressupostos universais e critérios universais.

Como podemos estabelecer relação entre a sensação da visão e o mundo? Podemos afirmar que o mundo exterior, que nos cerca, e o nosso próprio mundo interior são feitos por coisas visíveis e invisíveis.

Seria possível tornar um pensamento visível e/ou ver o invisível? Sim. Através da obra de arte, da filosofia e das palavras.
Sobre Aristóteles e o saber
Quem foi Aristóteles? Foi um filósofo do século IV e III a.C.

Qual a relação de Aristóteles e o saber? Para esse filósofo, o homem tende naturalmente ao saber, por causa do conhecimento proporcionado, especialmente, pela sensação da visão, que nos permite reconhecer as diferenças entre as coisas. 
Sobre René Magritte
Quem foi René Magritte? Foi um famoso pintor belga, suas obras foram produzidas no decorrer do século XX.

Qual a importância de René Magritte para nossas aulas de Filosofia? Ele nos instiga a refletir sobre se há possibilidade de tornar um pensamento visível. Isto é, uma imagem é capaz de revelar e traduzir um pensamento? Melhor ainda, podemos perguntar: é possível uma pintura reproduzir um pensamento? Perguntas como essas foram levantadas principalmente a partir de seus quadros, uma vez que eles provocam no observador a sensação de estar vendo um pensamento. 

Uma obra de arte pode ser apreciada de formas diferentes? Sim. Pois, existem olhares diferentes. E a forma de apreciar uma obra provém das diferenças existentes entre os olhares.   


REVISÃO PARA O TESTE DO 2º BIMESTRE


Sobre Tomás de Aquino
Quem foi Tomás de Aquino e o que ele pensou? Foi um filósofo medieval, que entre muitas de suas reflexões, refletiu sobre o que faz algo ser belo. Para ele, as coisas belas são completas, proporcionais e claras. Essa compreensão do belo, apresentada pelo filósofo, influenciou boa parte dos artistas de sua época e a maneira como os homens imaginavam Deus. Se pensarmos bem, ainda encontramos resquícios dessa compreensão do belo ainda hoje em nossas avaliações cotidianas sobre a natureza do belo.

Onde nasceu Tomás de Aquino? Península Itálica.

Em que ano nasceu e de que período é Tomás de Aquino? 1225. Período Medieval.

Curiosidades sobre Tomás de Aquino: Além de ser um dos principais filósofos da História da Filosofia, Tomás é Douto e Santo da Igreja Católica Apostólica Romana.



GRÁFICO DE RENDIMENTOS DO 6º ANO.






REVISÃO ESCRITA DO 6º ANO

Pessoal, conforme combinamos na nossa revisão em sala, segue material escrito para facilitar os estudos de vocês. Caso ainda apareçam dúvidas lembrem que estou sempre à disposição. Abraço, e força!


REVISÃO - 6 ANO
Sobre Filosofia em geral
Qual o significado da palavra Filosofia? Amor ao saber ou amor à sabedoria.

Quando a Filosofia surgiu? Aproximadamente 2.500 anos.

Onde a Filosofia surgiu? Na Grécia.
Sobre atitude filosófica
O que é atitude filosófica? Diferentemente do senso comum, é a capacidade de perguntar pela essência das coisas e de tratar dos problemas universalmente, nunca de forma particular (individual).

Quais são as 3 partes da atitude filosófica? Observar, admirar e refletir.

Qual objeto do nosso uso diário representa a terceira parte da atitude filosófica? O espelho. Ele reflete a imagem dos objetos, animais e, principalmente, a nossa própria imagem. Tal objeto, assim como reflexão filosófica, mostra novos aspectos da realidade, antes não percebidos por nossos olhos. Desta forma, podemos concluir que o espelho e a reflexão filosófica nos ajudam a investigar e pensar sobre o que vemos.

E sobre as outras duas partes da atitude filosófica, o observar e o admirar? O observar e o admirar podem ser compreendidos como olhar filosófico. O olhar filosófico enxerga novamente coisas já vistas; tenta revisitar a coisa observada que nos causa admiração, espanto, estranheza. Quando o nosso olhar é filosófico queremos descobrir a causa, a razão, como funciona e como é utilizado algo. Portanto, podemos concluir que o método da Filosofia é a pergunta, é o ato de questionar.

Por que o método da Filosofia é a pergunta? Porque é perguntado que buscamos entender o que vemos.
Sobre os quatro elementos
Quais são os quatro elementos que originam todas as coisas? Água, terra, fogo e ar.

Qual filósofo pensou isso, e por quê? O filósofo Empédocles afirmou que a origem de todas as coisas estava em quatro elementos, pois, segundo ele, a mistura desses quatro elementos gerava a quantidade diversa de coisas existentes no universo.
Sobre o Átomo
O que é o Átomo? É a origem de todas as coisas. São partículas de tamanhos e formas diferentes, que não eram divisíveis, que combinadas entre si formavam os seres do universo.

Qual filósofo pensou o Átomo, e como ele ficou conhecido? Demócrito. Ele é um filosofo grego muito admirado pela ciência atual, afinal ele descobriu, sem o uso de microscópio e tecnologia, que havia a partícula chamada Átomo, que compõem todos os seres e coisas. Por isso ficou conhecido como atomista.

2 comentários:

  1. Professor, obrigada por te feito essa revisão. Me ajudou muito !

    ResponderExcluir
  2. Professor, obrigada por te feito essa revisão. Me ajudou muito !

    ResponderExcluir