domingo, 16 de junho de 2013

REVISÃO ESCRITA PARA PROVA DO 2º BIMESTRE - 9º ANO

Pessoal, conforme combinamos na nossa revisão em sala, segue material escrito para facilitar os estudos de vocês. Caso ainda apareçam dúvidas lembrem que estou sempre à disposição. Abraço, e força!

REVISÃO – 9º ANO

Sobre o Cinismo
O que é o Cinismo? Na antiguidade, tal termo definia um modelo de vida e seu movimento filosófico, que era praticado pelos cínicos.

Quem eram os cínicos? Esta palavra, geralmente, é mal empregada em nossas conversas cotidianas. O cínico era aquele que tinha uma conduta inteiramente livre e que procurava viver sem regras. Sendo a palavra e a ação, geralmente provocatórias, um meio de acessar sua conduta livre.  

Qual a relação da atividade física e da fadiga com os cínicos? Os cínicos acreditavam que a atividade física e a fadiga eram capazes de trazer temperança ao espírito e torná-lo independente das necessidades supérfluas. 

Quem é o fundador do Cinismo? Antístenes.

Quem foi seu principal pensador? Com certeza, o mais conhecido e polêmico foi Diógenes de Sinope.

Por que Diógenes foi tão influente? Ele colaborou com o pensamento cínico ao dar a este uma orientação anticulturalista, ou seja, a escolha de pensamento vivenciado no exemplo e na ação, que substituísse a atividade de pesquisa filosófica abstrata e teórica, com a finalidade de alcançar a felicidade.

Como podemos definir o principal ensinamento de Diógenes de Sinope? Viver a vida fora de qualquer convenção e limitada somente ao essencial.

O que foi a autarquia? Um dos ideais claros do Cinismo, é o termo empregado pelos cínicos em seus ensinamentos sobre “o bastar a si mesmo”.
Sobre a ética aristotélica
Qual a diferença de um bem específico e de um bem supremo? Todas as ações humanas tendem a um fim, isto é, à realização de um bem específico; mas cada fim particular e cada bem específico estão em relação com um fim último e com um bem supremo.

E qual seria esse fim último e bem supremo? A felicidade.

O que é a temperança? A temperança é o conceito elaborado por Aristóteles para expressar como chegar a virtude ética. Ela também é chamada de meio-termo ou justa medida. Aristóteles imaginava que através da temperança poderíamos fugir dos dois extremos: falta e excesso.

O que é o fim supremo? O fim supremo para Aristóteles está relacionado à essência ou natureza de algo. O fim supremo do homem é compreender sua natureza ou essência. Sendo nossa natureza racional, o fim supremo do homem é procurar a felicidade proveniente do ato de ser racional e obedecer a esta natureza.

Para Aristóteles, em que consiste a felicidade? A felicidade do homem consistia em perseguir sua própria natureza.

E qual seria esta natureza provável de nós homens? A razão.

Podemos alcançar a felicidade a partir de qualquer bem? Não. A felicidade produzida pela conquista de prazeres, riquezas, honrarias e sucesso é precária e aleatória, uma vez que não é considerada como um bem supremo e capaz de produzir a liberdade para o homem.

O que seriam as Virtudes éticas? É a parte da razão responsável de controlar nossos instintos e apetites.

Segundo o aristotelismo, é possível saber se há bondade ou maldade em alguém. Como? Pode-se saber se há bondade ou maldade em alguém conhecendo sua volição. Isto é, basta saber com que fim esse alguém pensa e age. Se os fins forem os verdadeiros bens, há bondade; ao contrário, se os fins forem bens aparentes e falazes, há maldade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário