domingo, 16 de junho de 2013

REVISÃO ESCRITA PARA PROVA DO 2º BIMESTRE - 8º ANO

Pessoal, conforme combinamos na nossa revisão em sala, segue material escrito para facilitar os estudos de vocês. Caso ainda apareçam dúvidas lembrem que estou sempre à disposição. Abraço, e força!

REVISÃO – 8º ANO

Sobre a Dialética hegeliana
O diálogo é uma importante tarefa humana. Por quê? Porque o diálogo favorece o encontro de opiniões diferentes e até contraditórias entre si, o que possibilita o surgimento de novas ideias.

A Filosofia contribuiu para a melhor realização e aprimoramento do diálogo. Por que isto aconteceu? Os filósofos reconhecem que o diálogo promove a reflexão, e assim aprofundam tal prática, tanto que “dialogam” com as ideias daqueles que os antecederam, concordando ou discordando deles.

Em um diálogo verdadeiramente reflexivo, a contradição é algo importante. Por quê? Se pensarmos, sem o auxílio da reflexão própria da Filosofia, somos levados a acreditar que a contradição impossibilita o conhecimento de algo. Isto acontece, pois, a compreensão vulgar (não filosófica) diz que as coisas só podem ser conhecidas se não houver contradições envolvidas.

Assim, na Filosofia de Hegel, a contradição assume um papel fundamental para o conhecimento de um objeto, que fundamenta a criação do conceito de Dialética. Como podemos justificar isso? A contradição é importante para Hegel porque ele não considera o conhecimento como algo estático, paralisado, inerte e sem movimento. Isto é, para nosso filósofo, o conhecimento está em movimento e é o resultado de contradições superadas (tese – antítese – síntese).

Por que a Dialética é considerado um conceito abrangente na Filosofia? O conceito de Dialética fora empregado diferentemente por diversos filósofos e que, consequentemente, obter um significado único que satisfaça as inúmeras diferenças é uma tarefa impossível.

Mesmo considerando a abrangência desse conceito, como podemos definir o que é a Dialética? É o processo em que há um adversário a ser combatido ou uma tese a ser refutada, e que implica, portanto, conflito entre contrários. Esses contrários podem ser pessoas, princípios, ideias, atividades e momentos distintos.

Na História da Filosofia há quatro grandes correntes de interpretação e aplicação do conceito de Dialética. Quais são elas? 1ª Dialética como método de divisão; 2ª Dialética como lógica do provável; 3ª Dialética como lógica; e 4º Dialética como síntese dos opostos.

Qual das quatro grandes correntes de interpretação e aplicação do conceito de Dialética corresponde a Filosofia de Hegel? Dialética como síntese dos opostos.

Quantas e quais são as etapas da Dialética hegeliana? São 3: tese, antítese e síntese.

O que é a tese? É a primeira afirmação sobre algo, que pode ser negada por uma antítese.

O que é a antítese? A antítese é a negação da tese, na Dialética hegeliana, que também pode ser negada pela síntese.

O que é a síntese? A síntese é a negação da antítese. Isto é, ela é a negação da negação (uma vez que a antítese é a negação da tese). A síntese é tese e antítese reelaboradas, repensadas, reformuladas. No final, ela é uma nova tese, que garante a Dialética hegeliana movimento contínuo.
Sobre o filósofo Hegel
A qual movimento filosófico Hegel pertence? Ao Idealismo alemão.

Quando Hegel nasceu e morreu? Hegel nasce no século XVIII e morre no século XIX.

Qual é o país onde Hegel nasceu? Na Alemanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário