domingo, 16 de junho de 2013

REVISÃO ESCRITA PARA A PROVA DO 2º BIMESTRE - 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Pessoal, conforme combinamos na nossa revisão em sala, segue material escrito para facilitar os estudos de vocês. Caso ainda apareçam dúvidas lembrem que estou sempre à disposição. Abraço, e força!


REVISÃO – 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Sobre o início da Filosofia
Em qual civilização os historiadores consideram que surgiu a Filosofia? Civilização Helênica.

Como tal aspecto é definido na História da Filosofia? Apesar de haver vestígios de civilizações antigas que desenvolveram formas de conhecimento, a posição oficialmente aceita e mais razoável para o surgimento da Filosofia aponta para os helênicos como responsáveis pelo desenvolvimento dessa forma de pensamento.

Diversas causas justificam os possíveis desenvolvimentos civilizatórios que permitiram o aparecimento da Filosofia no mundo grego. Quais são aceitas formalmente?
a) Guerras e invasões haviam ocasionado a migração de populações gregas para outras regiões e, consequentemente, aumentado a relação de troca cultural com outros povos;
b) Ampliação de novas formas de especialização profissional, modificando as relações humanas e a mentalidade das pessoas;
c) O domínio de novas técnicas dava aos homens uma maior sensação de independência em relação às divindades míticas e às forças da natureza;
d) Surgimento da vida urbana e novas relações de poder.

O que expressa a palavra Arché? Arché traduz a expressão grega “princípio material único”, que busca refletir sobre algo que estivesse presente em todas as coisas do universo (cosmo). Encontrar esse princípio material único era uma preocupação dos primeiros filósofos.

Arché indica a preocupação dos primeiros filósofos. Como eles foram nomeados? Cosmológicos.
Sobre Tales de Mileto
Quem é considerado pelos historiadores da Filosofia como o primeiro filósofo? Tales de Mileto.

Onde Tales nasceu? Numa cidade chamada Mileto. Por isso ele é conhecido por Tales de Mileto. Observação importante: Mileto era uma colônia grega da Jônia, situada na Ásia Menor. Atualmente, esta região faz parte da Turquia. 

O que Tales de Mileto refletiu? Sabe-se que esse homem chegou a pensar que todas as coisas podiam ter uma única matéria como origem e concluiu que a água, provavelmente, podia ser a origem de todas as coisas.

A partir da ideia de que todas as coisas encontram sua origem na água, nós podemos concluir algo mais profundo. Que conclusão é essa? Que todas as coisas podem ter uma origem única.

O que podemos refletir a partir da ideia de que todas as coisas podem ter uma origem única? Que tudo é um. Essa sentença demonstra o que Tales de Mileto realmente quis dizer, e abriu uma nova possibilidade de relação do homem com o mistério do universo, uma vez que foi a primeira tentativa do homem de compreender o todo da realidade e sua diversidade, desde um princípio material único. Isto é, desde uma arché.

“Tudo é um” pode ser considerado que tipo de pensamento filosófico? Universal.

As ideias de Tales de Mileto foram preservadas, mas não foram escritas pelas suas próprias mãos. Que nome essa forma de documentação recebe dentro da tradição do pensamento ocidental? Doxografia.
Sobre as ideias de Sócrates
As sentenças “Conhece-te a ti mesmo” e “Só sei que nada sei” são atribuídas a lógica de pensamento de um filósofo. Que filosofo é esse? Sócrates.

Sócrates procurava a verdade através de um método que ele empregava com os seus interlocutores. Que método é esse? A Maiêutica.

O que é a Maiêutica e quais são suas etapas? É a palavra grega para “fazer nascer”. Isto é, parto. Representa o processo do parto do conhecimento na dialética socrática. Ela, na verdade, é a última etapa da dialética elaborada por Sócrates. Antecipa-se a ela a ironia e refutação das ideias dos interlocutores, que é a exposição de que suas ideias não se sustentam, uma vez que sejam indagas mais profundamente. 

Os gregos convencionaram, através do discurso, um método de investigação em busca da verdade. Como se chama esse método? Dialética.

Como se dá a Dialética? Tal método, considerado por muitos como a arte de discutir, tem como finalidade opor duas opiniões contrárias, com argumentos contrários, a fim de identificar, após a eliminação das opiniões que não se sustentam, quais opiniões correspondem à verdade.
Sobre Platão e a Alegoria da Caverna
Que filósofo elaborou a Alegoria da Caverna e em qual obra e livro ele a documentou? A Alegoria da Caverna foi elaborada por Platão. Ela está documentada na obra A República, no Livro VII.

O que é uma alegoria? A alegoria é um recurso simbólico para explicar um processo teórico de difícil entendimento e compreensão. A mais famosa das alegorias fora imortalizada pelo filósofo Platão, conhecida como Alegoria da Caverna.

O que trata a Alegoria da Caverna? Platão, com a finalidade de explicar sua complexa compreensão da realidade, dada ao conhecimento popular por mundo das ideias, lança mão de uma história fantástica e simbólica de homens aprisionados em uma caverna. Estes homens, desde seu nascimento, são acorrentados nas mãos, pernas e pescoço, podendo ver apenas o fundo da caverna. Os homens acorrentados apenas enxergam as sombras da realidade e escutam as vozes das pessoas lá fora, projetadas em sombras. Em vista disso, acreditam que o mundo real é apenas aquelas sombras com vozes, uma vez que não obtiveram uma experiência existencial diferente. No entanto, Platão coloca um problema, fazendo-nos imaginar o que aconteceria se um dos homens tivesse suas correntes rompidas. Segundo Platão, este homem logo sairia da caverna e perceberia que as sombras, que ele imaginava ser a realidade verdadeira, são apenas a aparência da realidade dos objetos externos.
Para melhor ilustrar, recomendo este vídeo:

Qual a relação da Alegoria da Caverna com o mundo das ideias? Através da Alegoria da Caverna, Platão intentava explicar sua compreensão de um mundo dividido entre mundo sensível e mundo inteligível (supra-sensível). Para ele, o mundo sensível é a representação interna da caverna, propensa ao engano provocado pelo mundo apenas material, sensível. Já o mundo inteligível, ou supra-sensível, é representado pelo lado externo da caverna, onde o homem percebe a realidade verdadeira. Ou seja, Platão intentava nos fazer perceber que não podemos confiar apenas na condição sensível e material da vida, uma vez que ela pode incorrer em aparência de verdade, ou seja, engano.

Para melhor compreensão, um exemplo de nosso cotidiano: Para Platão, a matéria e a sensibilidade são passageiras, e a ideia ou conceito de algo são eternos e imutáveis. A realidade verdadeira pertence ao conceito e a ideia. Um bom exemplo é o do biscoito de estrela da padaria, concedido por nossa colega de sala Manu. Segundo a compreensão dela, tal biscoito é chamado assim devido seu formato de estrela. Mas, ao irmos a padaria e mesmo constatando que o biscoito está quebrado ou perdeu sua forma de estrela, ainda assim pedimos ao padeiro que nos venda aqueles biscoitos os chamando de biscoito de estrela. Isto acontece, pois, segundo ela, o conceito ou ideia do biscoito de estrela é mais real e existente para nós que os biscoitos ali presentes, exatamente como pensava Platão. Parabéns, Manu!



6 comentários:

  1. Eita que neste bimestre tem bastante coisa boa pra prova rs :) vou precisar estudar muito pra recompensar a falta no sábado... :( Obrigada por postar aqui Professor !

    ResponderExcluir
  2. Professor , a palavra Arché que veio do período cosmológico com o proposito de observar se existe no mundo um material único para todas as coisas , foi quando nomearão a água que esta presente em tudo ? A principio que foi mesmo que disse que a água está presente em tudo ?

    ResponderExcluir
  3. Ah Alfredo , minha resposta já foi respondida após eu ter lido sobre Tales de Mileto rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia, obrigado! É por isso que faço questão de elaborar a revisão com tanto apreço: vocês se tornam quase Professores de Filosofia. rsrsrs Mantenha esse interesse!
      Abraço, e força!

      Excluir